APOIO:

 

MeuBarcoNovo

 

FLOTILHA 450 DA CLASSE SNIPE

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: lateral_image001     

IATE CLUBE DE GUARATUBA – GUARATUBA – PR

 

REGULAGENS (Tradução doTunning Guide da North Sails)

APRENDA A USAR SUA BÚSSOLA

CAMPEÕES

ASSOCIADOS

 

 

Capitão de Flotilha:

Luciano Gubert de Oliveira

luciano@meubarconovo.com.br

 

 

 

22-12-2014

CAMPEONATO PARANAENSE

 

CAMPEONATO PARANAENSE DA CLASSE SNIPE – TROFÉU GUBERT DE OLIVEIRA – ADVOGADOS ASSOCIADOS – FECHA COM CHAVE DE OURO O ANO SNIPISTICO EM GUARATUBA

 

Largada muito disputada, como foi todo o campeonato.

Foto: João Bandil Neto

 

Após um ano muito bom, em que mais de trinta velejadores participaram de pelo menos uma das etapas do calendário da Flotilha 450 da Classe Snipe, sediada no Iate Clube de Guaratuba, o Campeonato Paranaense, realizado nos dias 20 e 21 de dezembro fechou com chave de ouro as atividades náuticas de 2014.

 

Reprisando o que aconteceu no ano passado, o evento foi abrilhantado pela presença do melhor velejador paranaense da atualidade, Allan Godoy, que já havia participado do campeonato no ano passado, mas na ocasião teve apenas seu primeiro contato com o Snipe, sendo que dessa vez retornou para realmente disputar o título. Em dupla com o atleta mais promissor da vela da Costa Leste paranaense, o Vinicius Bandil, utilizando do barco gentilmente emprestado pelo Ermelino Becker, Allan realmente mostrou toda sua qualidade, diminuindo em muito o favoritismo que rondava Luciano Gubert de Oliveira, que não havia experimentado derrota na temporada. Luciano, aliás, que de última hora teve de chamar o antigo parceiro de velejadas, Victor Oliveira, já que Alberto Sanchotene, com quem velejara o ano todo, teve problemas de trabalho e faltou justamente no evento derradeiro.

 

Alexandre Rucker também foi buscar uma proeira antiga, trazendo a Danielle Pierin, e com ela obteve considerável melhora no desempenho em relação às últimas regatas. A dupla terceiro colocada do paranaense passado dessa vez correu com as posições trocadas, com Arthur Silvério de Oliveira no timão e o Fernando Almeida na proa, mas igualmente deram muito trabalho aos primeiros colocados, ressaltando-se que é uma dupla com potencial enorme, que só não despontam como uma dupla que poderia representar o Estado nas competições nacionais com grande chance de sucesso pelo fato de ainda não terem se decidido a realmente treinar e ganhar a bagagem que lhes falta para esse último degrau.

 

O Presidente da Federação de Iatismo do Paraná, Sérgio Kraemer, com sua fiel escudeira Lígia Kraemer, que ano que vem será a Capitã de Flotilha, prometem revolucionar a Classe Snipe em 2015. Ricardo Buchholtz e Guilherme Buchholtz estrearam o snipe novo em um Paranaense, tendo alternado regatas muito boas com outras não tão felizes.

 

A Enamar foi representada pelo sempre competitivo Diego Melo, com o Felipe Werka na proa, sendo que ao certo logo estarão disputando e igual para igual as primeiras posições, bastando melhorarem um pouco o material, pois correram com um barco muito antigo, velas velhas, etc., mas em muitos momentos puderam demonstrar o seu conhecimento da difícil raia de Guaratuba.

 

A dupla formada por Luis Ricardo Kraemer e Theodoro Makiolka vem evoluindo muito, e com novas velas demonstraram rendimento muito bom, sendo que a dupla tem tudo para despontar em 2015. Os primos Alceu e Paula Nascimento sofreram um pouco com os fortes ventos do sábado e não tiveram como disputar as regatas do dia seguinte. Por último, de se destacar a estreia em regatas, justamente em um campeonato paranaense, da dupla Henrique Affolter e Leonardo Campos, sendo que Leonardo é o mais novo membro da Flotilha e, apesar do total noviciado, puderam demonstrar todo o seu potencial.

 

Tudo junto e misturado, disputaram três regatas no sábado, sendo as duas primeiras com ventos de 12 a 15 nós, muito bom e constante, e, na última o vento teve uma queda muito grande no final, devido às tradicionais chuvas de verão, que quase impossibilitaram a realização da última regata. A dupla Luciano/Victor acabou vencendo as três regatas do dia, com Arthur/Fernando em segundo na primeira e Allan/Vinicius terminando em segundo nas outras duas regatas do dia.

 

No domingo a expectativa era muito grande, pois o vento estava muito bom desde cedo e a dupla Allan/Vinicius tencionava dificultar em muito o caminho de Luciano para o 15º título estadual na classe snipe. E não foi diferente, após um início da quarta regata que parecia já definir o título, pois Allan/Vinicius largaram muito mal e Luciano/Victor vinham numa liderança folgada, um misto de sorte e competência transformaram totalmente a regata, pois Allan/Vinicius, vindo mais atrás, conseguiram encontrar um caminho melhor no último contravento, ultrapassando os três primeiros colocados no final da perna para cruzarem a linha com uma merecida vitória que coroou todo o seu esforço. Com essa vitória a tensão tomou conta da quinta regata, exigindo de Luciano/Victor a utilização de toda a concentração e experiência que podiam para não dar a chance para os desafiantes irem para a última regata programada com chances de lhes tirar o campeonato. Após uma regata muito disputada, marcada por um combate tático realmente de alto nível, Luciano/Victor conseguiram cruzar a linha poucos metros à frente, sagrando-se campeões com uma regata de antecedência. Foi o 15º título de Luciano e o 2º de Victor.

 

A sexta regata então ficou reservada para a disputa do terceiro lugar entre as duplas Arthur/Fernando e Alexandre/Danielle, mas novamente o tempo virou no meio da tarde, desta vez impossibilitando a disputa da última regata, com o que Alexandre/Danielle conseguiram garantir o terceiro lugar no pódio já que estavam na frente após as cinco primeiras regatas.

 

Além dos três primeiros colocados, o Troféu Gubert de Oliveira – Advogados Associados, foi entregue também para os campeões da categoria Mista. Alexandre e Danielle, os campeões da categoria Classic (barcos com mais de 20 anos), Diego/Felipe, e para os campeões Estreantes, Henrique/Leonardo.

 

A Súmula final foi a seguinte:

 

 

 

As atividades da vela de competição em Guaratuba reiniciam no dia 07 de Fevereiro, com a realização do tradicional Festival de Verão, mas já em janeiro iniciam as atividades da Escola de Vela do Iate Clube de Guaratuba.

 

07-12-2014

ANO DE MUITAS ATIVIDADES ENCERRA DIAS 20 e 21 DE DEZEMBRO

 

O Campeonato Paranaense da Classe Snipe de 2014 será relizado nos dias 20 e 21 de Dezembro, no Iate Clube de Guaratuba. São esperados mais de 12 barcos na disputa.

 

O evento marcará, ainda o encerramento do Ranking Paranaense da Classe Snipe, o qual é inovador diante do fato de ser individual, ou seja, permite que um dos tripulantes seja substituído sem prejudicar a classificação do outro companheiro. A classificação atual é a seguinte:

 

 

 

16-02-2014

TRÊS BARCOS REPRESENTARAM A 450 NO CAMPEONATO BRASILEIRO

 

O Campeonato Brasileiro da Classe Snipe foi disputado entre 02 e 07 de Fevereiro de 2014, em Florianópolis, no ICSC, sede de Jurerê.

A flotilha 450 esteve representada com três tripulações, sendo a do Borrasca composta por Luciano Gubert de Oliveira e Victor Oliveira, a do Meltemi por Alexandre Rucker e Rafael Vasserlai, e a do Escabelo, com Fernando Almeida e Arthur Oliveira.

 

 

Largadas foram muito disputadas – Foto: Gabriel Heusi :: Fotografia

 

 

Apesar de sermos representados pelos três primeiros colocados de nosso estadual, os resultados ficaram aquém do esperado. Com vários anos de experiência na classe, atribuo os maus resultados à falta de treinos, à pouca quantidade de regatas que disputamos em 2014, e principalmente a falta de intercâmbio, que nos faz perder os parâmetros, sendo que aqueles que estão obtendo bons resultados nas regatas internas julgam, equivocadamente, que estão em um bom nível, esquecendo que a nossa classe snipe brasileira é de longe a mais forte do mundo. Tanto é assim que o vice-campeão mundial, o baiano Maru Urban, obteve apenas a terceira colocação geral no brasileiro, que foi vencido pelos gaúchos Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling.

Outras observações foram a total prevalência do material humano sobre os equipamentos dos barcos. Nas primeiras colocações quase todos os barcos eram Lemão, sendo que as velas eram das mais variadas marcas, sobressaindo-se as Olimpic, as North Sails e as trazidas pelo Alexandre Tinoco (amiguinho) de Portugal, cujo nome não me recordo agora, todas com rendimento muito equivalentes.

De bom mesmo, em termos de resultados, a dupla do Borrasca conseguiu um excelente segundo lugar na sexta regata da série, tendo ficado muito perto de obter a primeira vitória de uma dupla paranaense em uma regata de brasileiro.

Seguem os resultados:

 

 

 

01-09-2013

CAMPEONATO PARANAENSE

 

CAMPEONATO PARANAENSE DA CLASSE SNIPE – TROFÉU GRUPO THÁ - REÚNE 10 BARCOS EM GUARATUBA

 

No detalhe a tripulação campeã estreante e terceiro lugar geral, de Fernando Almeida e Arthur Oliveira.

Foto: Carolina Almeida

 

Começou no dia 31 de agosto o Campeonato Paranaense da Classe Snipe. Dez barcos inscritos marcaram a instalação da Flotilha 450 na sua nova sede, no Iate Clube de Guaratuba. Após realizadas as 3 primeiras regatas, os resultados provisórios apontavam a dupla do Borrasca, Luciano / Alberto, em primeiro, com 4 pontos perdidos, o Meltemi, de Alexandre / Vinicius em segundo, com 7 pontos, e o Escabelo, dos estreantes Fernando e Arthur, em terceiro, com 8 pontos. A se destacar no primeiro dia a presença da lenda viva da vela paranaense, o octogenário Claro Alves dos Santos, que deixou a sua Antonina e veio prestigiar o evento, como sempre disputando cada montagem de boia, reclamando muito, o que não é sinal de idade não, pois ele resmunga desde sempre, mas sua presença é sempre importante e deixou todos muito felizes. Outro feliz acontecimento foi a estreia vitoriosa da mais nova dupla do snipe paranaense, Fernando Almeida e Arthur Silvério de Oliveira estrearam dupla, barco, e de cara conseguiram uma excelente vitória na terceira regata do primeiro dia de campeonato. As regatas foram disputadas com ventos do quadrante leste, entre 6 e 10 nós, num dia atípico, com muito frio, uma neblina muito estranha no litoral, enquanto em Curitiba o pessoal pensava que o verão já tinha chegado.

 

Já no primeiro dia de setembro, neste domingo, as condições climáticas pareciam que seriam as mesmas, mas pouco antes da hora do almoço a neblina finalmente se dissipou, veio o sol que estava sendo ansiosamente aguardado, mas o vento ficou quase tão louco quanto o clima. Fomos para a água com um vento norte/noroeste, que quase parou, aumentou, depois parou completamente, entrou um leste promissor, rondou para sul quando a CR acabou de remontar a raia, mas no final deu tudo certo a tempo de serem disputadas mais duas regatas, com ventos entre 10 e 14 nós. No final do segundo dia as posições não se modificaram. Luciano e Alberto, no Borrasca, ganharam as duas regatas do dia, enquanto o Meltemi, com Alexandre e Vinícius, finalizou as duas em segundo. Já a disputa pela terceira posição no geral foi decidida nos detalhes, sendo que o Escabelo, de Fernando e Arthur teve de suar muito para manter a terceira colocação no resultado geral, pois a dupla formada por Allan Godoy e Sérgio Hoefel, no Geplan, passou a incomodar muito mais, registrando-se que Allan Godoy é atualmente o melhor velejador paranaense, mas pagou o preço pelo noviciado na classe e apesar de terem obtido um quarto e um terceiro lugares, não conseguiram superar a outra dupla estreante e acabaram em quarto lugar geral.

 

Nas categorias, Ricardo e Guilherme Buchholtz, que ficaram em quinto na classificação geral, conduzindo o Absinto, foram os vencedores na categoria Família. Nas duplas mistas a vitória ficou com o Ondo Ibili, comandado pelo casal Sérgio e Lígia Kraemer, que superaram os vice-campeões Luiz Roberto e Caroline Rucker por apenas um ponto. Os já mencionados Escabelados, Fernando Almeida e Arthur Oliveira sagraram-se campeões da categoria estreante.

 

O capitão da Flotilha 450, Luciano Gubert de Oliveira, muito contente pelo seu 14º título estadual na classe snipe, agradeceu muito ao seu tripulante/amigo/irmão, Alberto Sanchotene, ao lado de quem conseguiu todos os seus principais títulos na carreira esportiva, bem como enalteceu a estrutura do Iate Clube de Guaratuba, em especial na pessoa da Diretora de Vela, Priscila Nascimento, uma abnegada que vê seus sonhos à frente da Vela de Guaratuba começar a tomar forma, com cada vez mais barcos e classes por lá.

As atividades da vela em Guaratuba continuam no próximo final de semana, quando será disputada a Regata Comemorativa aos 60 anos da primeira competição realizada no Paraná – Troféu Grupo Thá, e terá a participação das classes Optimist, Dingue, Laser, Snipe, Lightning e Hobie Cat.

 

 

21-07-2013

CAMPEONATO PARANAENSE – AVISO DE REGATA

Campeonato Paranaense 2013

CLASSE SNIPE

 

 

logo_simbolo

 

31 de Agosto e 01 de Setembro de 2013

 

Iate Clube de Guaratuba

Guaratuba – PR – Brasil

 

AVISO DE REGATA

1. REGRAS:

1.1 A regata será governada pelas regras, tais como enumeradas nas Definições das Regras de Regata a Vela.

1.2 Todo barco deverá ter colada uma cópia do certificado de medição em local de fácil visualização, próximo  à tampa de inspeção ou posição equivalente e será checado o lastro de TODOS os barcos de acordo com os certificados de medição.

 

2. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES:

2.1 A Regata será aberta a todos os barcos da classe Snipe com selo 2013 e timoneiro em dia com a SCIRA para o ano de 2013, sendo que os velejadores do Paraná deverão obrigatoriamente estar filiados à FEIP.

2.2 Os barcos elegíveis deverão se inscrever na Secretaria do Evento até às 12:00h do dia 31 de agosto de 2013.

 

3. TAXAS: A taxa de inscrição será de R$ 50,00 (cinquenta reais) por barco, para todos os inscritos até o dia 10/08 e de R$ 70,00 para os inscritos após tal data. Os que desejarem se inscrever até 10/08 devem mandar e-mail para o capitão de flotilha para obterem informações sobre o depósito da taxa de inscrição.

 

4. PROGRAMAÇÃO:

4.1 Dias de Competição:

Sábado, 31/08 Regatas

Domingo, 01/09 Regatas

4.2 Número de regatas programadas: 06 regatas máximo três regatas por dia.

4.3 O horário programado para o sinal de atenção da primeira regata do dia 31 de agosto de  2013 é às 13:00h e no dia 01/09 será às 12:00h.

4.4. Será servido churrasco de confraternização no dia 31/08, logo após as regatas e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 01/09 às 17h.

 

5. INSTRUÇÕES DE REGATA: Estarão disponíveis na Secretaria do Evento, por ocasião da abertura das inscrições.

 

6. LOCAL: A área de regata será na Baía de Guaratuba, a critério da CR.

 

7. PERCURSOS: Os percursos a serem seguidos serão incluídos nas Instruções de Regata.

 

8. PONTUAÇÂO:

8.1 A série será válida com qualquer número de regatas disputadas.

8.2 a) Quando menos de 4 (quatro) regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata.

b) Quando 4 (quatro) ou mais regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata, excluindo-se seu pior resultado.

 

9. PRÊMIOS: Prêmios serão concedidos como segue: 1º ao 3º na Classificação Geral e 1º das categorias: Mista, Família e Estreante.

 

10. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. A autoridade organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.

 

11. ALOJAMENTO E HOTELARIA: O clube fornecerá alojamento marinheiro para os inscritos que reservarem com antecedência, sendo necessário trazer roupa de cama e cobertas. Os melhores hotéis da região possuem tarifas da ordem de R$ 130,00 por casal, sendo indicados os Hotéis Villa Real, Santa Paula e Pousada Porto da Lua. (vide Google)

 

12. COMUNICAÇÃO: 

 

Contatos: Luciano Gubert de Oliveira

luciano@meubarconovo.com.br

41 8856-1763

ou 8819-7516

 

Bons Ventos!

 

14-10-2012

CAMPEONATO PARANAENSE DA CLASSE SNIPE – 2012

Em um ano no qual a Classe Snipe em Antonina foi marcada pela entrada de novos casais na água, mas poucas regatas, foi um casal, Sérgio Kraemer e Lígia Kraemer que se destacou no Campeonato Paranaense disputado entre os dias 12 e 14 de Outubro. Por questões médicas e de viagens envolvendo algumas duplas da Flotilha, apenas seis barcos disseram presente ao evento. E quem não foi perdeu o melhor campeonato em termos de ventos dos últimos anos.

Já no primeiro dia ventos entre 15 e 20 nós proporcionaram a disputa de três regatas, na raia montada defronte à Ponta da Pita, em Antonina. Os dois primeiros colocados foram os mesmos nas três regatas, Borrasca (Luciano/Victor) ganharam as três, sempre seguido do Meltemi (Alexandre/Arthur), sendo que o Ondo Ibili (Sérgio/Ligia) acabou em terceiro nas duas primeiras regatas do dia. Na última regata o vento beirava os 20 nós e apenas os dois primeiros conseguiram completar a prova.

No segundo dia, sábado, as condições foram ainda mais duras, com vento forte e frio, sendo que por ter sido necessário prestar assistência a alguns barcos virados e avariados somente foi possível realizar duas regatas. Os dois primeiros se repetiram e as tripulações do Ondo Ibili e do Buchholtz (Ricardo/Guilherme) revezaram-se em terceiro e quarto.

O último dia já tinha praticamente definidos os dois primeiros colocados, servindo basicamente para a definição do terceiro lugar no pódio. E a tripulação de Buchholtz bem que tentou roubar a posição do Ondo Ibili, mas apesar de ter conseguido dois terceiros lugares nas últimas regatas da série, disputadas na raia defronte ao Clube, não conseguiu superar a diferença que Sérgio/Lígia haviam aberto nos dois primeiros dias.

O destaque dado à tripulação do casal Kraemer se deve ao fato de que ambos se mostraram os snipistas mais dedicados do ano, comparecendo em todas as regatas, representando o CNA em vários eventos fora do Paraná, sempre em busca da melhora no desempenho, que lhes propiciou o primeiro pódio em um campeonato paranaense.

A Flotilha agora promete muito treino visando a participação no Campeonato Brasileiro a ser disputado no Rio de Janeiro, em Janeiro de 2013

 

17-03-2012

SÚMULA REGATA DE ABERTURA

REGATA DE ABERTURA - 2012

 

 

 

 

11/mar

11/mar

25/mar

25/mar

25/mar

 

 

Pos

Numeral

Timoneiro

Proeiro

R1

R2

R3

R4

R5

Total

Total descarte

1

30651

Luciano Gubert de Oliveira

Victor Oliveira

2

1

 

 

 

3

 

2

30791

Alexandre Rucker

Fernando Almeida

1

2

 

 

 

3

 

3

30791

Luiz Roberto Rucker

Carol Rucker

7

3

 

 

 

10

 

4

30589

Kurt Diemer

Arthur Oliveira

3

10

 

 

 

13

 

5

30561

Ricardo Buchholtz

Guilherme Buchholtz

4

10

 

 

 

14

 

6

30737

Sérgio Kraemer

Lígia Kraemer

5

10

 

 

 

15

 

7

30115

Fernando Navarro

 

6

10

 

 

 

16

 

8

29823

Claro Alves dos Santos

 

10

10

 

 

 

20

 

9

30663

Florisvaldo Marques de Souza Junior

Marceli Beuron

10

10

 

 

 

20

 

DNF, DNC, ETC

10

 

28-02-2012

MAIS UM CASAL, CARACA!!

Então, a Flotilha parece que este ano vai explodir!! Hoje foi oficializada a compra de mais um snipe para vir integrar a Flotilha. O Luis Ricardo Bartz Kraemer vai se divertir com a gente, provavelmente já na Regata de Abertura, com sua proeira Mariana Fuzyi.

Boas Vindas a mais um casal!

 

23-02-2012

BOAS VINDAS AOS NOVOS SNIPISTAS

Com satisfação a Flotilha 450 registra a aquisição de mais um barco para integrar a Flotilha, desta vez pelo casal Luiz Roberto Rucker e Carol.

A estréia está marcada para a Regata de Abertura, no dia 11/03/2012.

 

18-02-2012

FLOTILHA COMEÇA ATIVIDADES COM A VOLTA ÀS GERERÊS

Proeiras no Hangar aguardando a largada

Após 4h05min MeuBarcoNovo com Luciano Gubert / Mariana Fuziy, venceu pelo terceiro ano consecutivo! Em segundo chegou o Meltemi, com Alexandre /Tatiana Rucker e, em terceiro, o Garça, com Claro Santos / Luiz Ricardo Kraemer.

O destaque ficou por conta das tripulações mistas, sendo que dos seis barcos presentes cinco correram com mulheres na proa, sendo quatro com as esposas e o casal de namorados Luiz Ricardo Kraemer e Mariana Fuziy fazendo proa no MeuBarcoNovo e no Garça.

E 2012 promete ainda mais um casal na água, já que o Luiz Roberto Rucker e a Carol devem já estar com seu snipe para a etapa de abertura, no segundo final de semana de Março.

 

ACOMPANHEM OS ÚLTIMOS RESULTADOS E COBERTURA DOS EVENTOS EM www.velaparana.blogspot.com

 

RESULTADOS

 

 

 

 DESAFIO GERERÊS

RECORD

2011 - 03h06m48 – Borrasca

Luciano Gubert de Oliveira / Arthur Silvério de Oliveira